Menu fechado

ANIVERSÁRIO DA ACADEMIA PETROPOLITANA DE EDUCAÇÃO

Em 5 de outubro de 1977, foi fundada a Academia Petropolitana de Educação pelo professor José Leonisse Peçanha De Cusatis. Na solenidade de fundação, esse ilustre mestre, que tanto se dedicou à causa educacional, proferiu:

“Esta Academia,  que queremos dinâmica como o processo educativo, há de honrar  as  tradições do  Ensino  Petropolitano, há  de se  constelar  nos  sistemas e subsistemas de Educação;  respeitada por seu trabalho; motivo de orgulho por sua produção e sua produtividade.
ALTIORA SEMPER PETENS, também  na  Academia de  Educação em Petrópolis, com a  frase inicial da   bula com  que  o  PAPA PAULO II, em 28 de outubro de 1538,  fundou a primeira Universidade das  Américas, e  a qual  tomamos  por nosso lema: ‘IN APOSTOLATUS CULMINE’ no Apostolado da vida, no cume da montanha, nesta terra serrana, a que tanto queremos e nos dedicamos.

Por todas essas ordens de razões, no mundo de hoje, de permeio à vida tumultuária da atividade moderna, a soma das nossas experiências há de contribuir nos vários campos da educação: no artístico, no científico e no de autoeducação, nas atividades de Ensino Regular, na escola e na universidade abertas, nos processos de suprimento formativo, na qualificação para o trabalho, na Auto-Didaxia sempre válida, sobretudo hoje, quando as massas acorrem às escolas, na luta entre o desenvolvimento e a expansão demográfica.”

A educação não pode ser vista apenas como uma via de ascensão social. A formação do ser é mais abrangente, inclui a felicidade. E esta não se restringe ao acúmulo de bens, por isso que o êxito maior está em educar para a vida.

Nas pesquisas científicas, nas enciclopédias, no avanço tecnológico, em síntese, em qualquer área do conhecimento, em qualquer ação que possa constatar um processo de evolução humana, há a presença do trabalho de um educador. Isso independente do conhecimento ou não dessa ação construtiva.

A Academia Petropolitana de Educação é formada por quarenta educadores que unem forças em torno de um objetivo que coloca o ser humano em evidência, uma vez que o educar consiste em desenvolver habilidades, competências, além de despertar talentos, virtudes por meios de princípios éticos na plenitude da liberdade e do amor ao próximo, respeitando as individualidades e as diferenças que se somam na construção de um mundo digno. A Paz entre os homens e a Paz interior são metas educacionais.